Novos Talentos Brasileiros: Design & Arte está com inscrições abertas para a edição de 2021

Visando estimular a recuperação do setor para os novos designers e de olho nas soluções de mobiliário para o “novo normal”, o projeto Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte realiza sua 6ª edição entre os dias 10 de setembro a 26 de setembro de 2021, com showroom temporário em uma área aberta de 300 metros quadrados, no CasaShopping, no Rio de Janeiro. 

Atualmente na fase de seleção de projetos, a Novos Talentos recebe inscrições de protótipos e sketches até 20 de agosto de 2021. O projeto conta com incentivos culturais, em âmbito municipal, estadual e federal, e está em busca de parceiros para a iniciativa. O regulamento está disponível no site oficial: https://novostalentosdodesign.com/regulamento-2021/

QUEM PODE PARTICIPAR

Voltado para designers de produtos, arquitetos e designers de interiores de todo o Brasil – estudantes, formandos, recém-formados ou formados com pouco tempo de atuação no segmento design de produto – o projeto busca dar visibilidade aos profissionais que estão despontando neste mercado, abrindo espaço para que possam apresentar suas criações em fase de prototipagem ou em recente linha de produção (em pequena escala ou artesanal), tanto ao público como ao mercado e à indústria de movelaria e decoração. 

Entre os participantes das edições anteriores, houve desde arquitetos e designers de produtos, até marceneiros e artesãos, passando por profissionais de outras áreas com talento no universo do design.

“Desta vez, além das categorias usuais de itens para a casa – Móveis, Utensílios Domésticos e Luminárias – lançamos a categoria de objetos decorativos dando espaço a mais designers que procuraram a exposição para lançar suas peças de artes, explica Sandro Schuback, idealizador e organizador do evento. Além das peças físicas, a Novos Talentos conta ainda com o Mural de Boas Ideias, um grande painel onde são apresentados projetos e sketches de produtos que ainda não saíram do papel, ilustrados com 3Ds renderizados no formato A3.

BENEFÍCIOS DA NOVOS TALENTOS: TODOS GANHAM

O objetivo da exposição é abrir espaço e dar visibilidade às criações de recém-formados, estudantes e profissionais na área de design de produto, além de democratizar o acesso de novos talentos ao mercado formal e possibilitar que seus protótipos e esboços de trabalho se tornem produtos industrializados.

A ideia é que, através dessa vitrine, as indústrias moveleiras e os lojistas possam conhecer o trabalho de novos designers promissores, provenientes de todo o Brasil, e transformar seus projetos e protótipos em produtos viáveis para produção e comercialização, criando uma cadeia de incentivos e estimulando a economia do setor. Além da visibilidade e do networking, os designers selecionados pelo projeto participam de uma rodada de pitch e adquirem mais conhecimento sobre a área, através de palestras e mesas redondas com empresários, designhunters e designers de sucesso, promovidas pela organização da Novos Talentos. 

Este ano o evento contará com a participação da ADP – Associação Nacional dos Designers de Produto, trazendo designers já consagrados no mercado e com a participação especial do Sergio Rodrigues Atelier, honrando a memória do maior nome do design de mobiliário nacional.

NOVOS TALENTOS 2021

Pela quinta vez consecutiva a exposição será sediada pelo CasaShopping, considerado o maior shopping de decoração da América Latina, com 70 mil metros quadrados, circulação a céu aberto e 170 lojas – entre elas, as principais marcas do segmento de arquitetura, construção e design de interiores.

A cenografia desta edição continua a cargo de Rodrigo Rochet (@rochetarquitetura), arquiteto e urbanista formado pela UFRJ. Rodrigo busca ampliar seus conhecimentos em novos métodos e práticas que envolvem a relação entre arquitetura, urbanismo, paisagismo e o design. Além de explorar as ferramentas que podem servir à construção contemporânea e sustentável.

Para a exposição do ano passado, nosso conceito foi o diverso, mostrando a diversidade na decoração e arquitetura. Com módulos expositivos concentrados e coloridos. Já este ano, trabalharemos com o conceito inverso, explica Rodrigo. Toda a mostra será em preto e branco com tons de cinza, trazendo uma outra cara para a exposição. Os módulos antes concentrados no meio, agora foram explodidos e separados, se transformando em microconjuntos de módulos que proporcionarão mais visibilidade aos produtos expostos e maior fluidez na circulação do público visitante.

Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte é uma iniciativa da Morar Mais Cultural, braço com cunho social da mostra de decoração Morar Mais por Menos, criada há 17 anos no Rio de Janeiro por Ligia Schuback e Sabrina Schuback, realizada anualmente em diversas cidades do Brasil através do licenciamento da marca. 

O Morar Mais® apresenta por edição cerca de 60 espaços decorados, projetados por arquitetos, decoradores, designers e paisagistas, representando os cômodos de uma casa, como quartos, cozinhas, salas, banheiros, varandas e, até mesmo, ambientes comerciais. Durante 40 dias a mostra fica aberta ao público, que pode conferir cada um desses espaços decorados.

Fonte: Decor Style

Fim de tarde no Morar Mais Rio 2021 – Foto: Divulgação

A COZINHA COMO DESTAQUE

A cozinha é tradicionalmente o ambiente mais animado da casa. Nela não só fazemos as refeições, como nos reunimos com a família. Também é o local favorito dos convidados. É por isso que as soluções arquitetônicas deste ano integram a cozinha aos demais ambientes nos studios do Morar Mais.

 

LOCAL DE TRABALHO EQUIPADO

A pandemia mostrou que trabalhar na mesa da cozinha ou no sofá não é apenas inconveniente, mas também perigoso para a saúde. Em um momento em que a maioria precisou optar pelo trabalho remoto, a questão de equipar um escritório doméstico confortável torna-se primordial. Se nenhuma reforma for planejada em breve, a solução é começar reorganizando os móveis. Certamente em algum lugar há um canto para uma pequena escrivaninha e uma cadeira. Mais uma vez surpreendendo, o Morar Mais este ano apresenta ótimas ideias de home offices, até em uma garagem bem inusitada.

 

Destaques de 2021:

Todos os ambientes possuem características diferenciadas. Alguns cantinhos do Morar Mais Rio 2021 são irresistíveis e cheios de história. Já na entrada, um lago e a bilheteria. De uma pedra saiu o quarto de um casal com vista para o mar. Uma adega subterrânea aconchegante, toda em madeira e com o teto feito de garrafas pet, vai levar o visitante ao universo dos vinhos com os melhores rótulos do mercado. A sala do músico, a brinquedoteca, um jardim de inverno, um estúdio para morar de 17m2, a sala delas, que é um espaço concebido por mulheres, desde a ideia até sua execução final, dentre muitas outras curiosidades vão revelar a criatividade dos participantes. Um exemplo é ‘O Canto da Marina’ (foto abaixo), assinado pela arquiteta Patrícia Leno que é inspirado na filha do dono da casa de onde vai acontecer o evento. Marina tem três anos e meio. Mora com a mãe em São Paulo e ama passar um tempo na “ilha particular” do papai no Rio de Janeiro, com uma vista incrível para o mar. Quando a menina chega à ilha, vai para a sua cabana e lá ela se transforma em uma linda sereia. Todos os animais e a natureza aparecem para recebê-la, o que a deixa muito feliz. Durante o dia, Marina canta na varanda para todos os seus amigos. Quando vai chegando à noite, ela corre para sua cabana, vai curtir o pôr-do-sol, e sonha brincar com seus amigos unicórnios.

Fim de tarde no Morar Mais Rio 2021 – Foto: Divulgação

DIVERSIDADE

O Morar Mais 2021 chega vacinado contra o preconceito. Os recepcionistas são pessoas trans, contratadas por meio de uma parceria com a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, a partir do Banco de Talentos LGBTI+ criado pelo órgão. A iniciativa consiste em um formulário on-line, disponível no link https://forms.gle/DimG7r5EibVJFKwq6, onde pessoas LGBTI+ desempregadas podem cadastrar seus currículos e ser encaminhadas a vagas oferecidas por empresas privadas. Os empreendimentos que desejarem investir na diversidade de suas equipes podem enviar os postos de trabalho disponíveis pelo e-mail curriculos.ceds.rio@gmail.com.

 

MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E REGRAS DE ACESSO

1) O Morar Mais vai cumprir todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, com equipamentos especializados que vão servir para controlar quem visita o espaço. Desde o número de frequentadores (a venda de ingressos será limitada a trezentas pessoas por dia e haverá controle de acesso na entrada do evento, garantindo a capacidade máxima de 100 pessoas simultaneamente na casa de três mil metros quadrados), o uso de máscaras, álcool em gel até o uso de câmeras de segurança térmicas que identificam rapidamente e com precisão a temperatura de várias pessoas simultaneamente, gerando um alerta automático mesmo com o uso de máscara, óculos ou capacete. O operador de monitoramento identifica então os casos suspeitos de COVID-19, tomando as providências corretas de segurança e conforme protocolo da medidas sanitárias;

2) Nas instalações de acesso ao evento dispomos de colaboradores de vigilância treinados, aferindo a temperatura dos visitantes com equipamento manual e recomendando a todos que utilizem os totens com dispenser de álcool em gel.

3) Haverá câmeras de segurança térmicas, que identificam rapidamente e com precisão a temperatura de várias pessoas simultaneamente, gerando um alerta automático mesmo com o uso de máscara, óculos ou capacete.

4) A todo o momento há divulgação de material requerendo que as pessoas mantenham distância adequada e, que ao aguardar em algum momento de fila respeite a distância estabelecida de 1,5m (cerca de 3 passos de distância);

5) A temperatura corporal de todo o público, colaborador, fornecedor ou expositor do evento será diariamente verificada no acesso ao evento através do medidor de temperature da Alamaster

⦁ Temperaturas abaixo de 37,2 – sem febre – Participante liberado para acesso/permanência nas instalações do evento.

⦁ Temperaturas acima de 37,2 – início de febre – Participante não poderá acessar o evento.
Serviço:

De 7 de outubro a 21 de novembro.

Horário de funcionamento: terças a quintas e domingos, de 12h às 20h. Sextas e sábados de 12h às 21h.
Será permitida a entrada no local somente com o uso de máscara.

Av. Niemeyer 550, casa 10 – São Conrado.

Vans disponíveis para translado gratuito no CasaShopping e no Hotel Nacional.
Não há estacionamento no local.

 

Ingressos:

⦁ terças – R$30,00
⦁ quartas a sextas – R$35,00
⦁ fim de semana e feriados – R$45,00

Tour virtual: https://tour360.meupasseiovirtual.com/020841/147005/tourvirtual/index.html

Plataformas oficiais do evento:
@morarmais
www.morarmais.com.br

Patrocínio:
Eternit
Vitoria Stone
APSA

 

-Cláudia Tisato-

Assessoria de Imprensa

Visual deslumbrante da mansão que abriga o Morar Mais Rio 2021 – Foto de Capa: Mayra Nolasco

@ Portal AL 2.0.2.1

Fonte:  Anderson Lopes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *