Vigilância Ambiental intensifica rota de motofogs no combate à dengue em São Gonçalo

Em 2019, o município de São Gonçalo contabilizou 1.234 casos de dengue, o que corresponde a menos da metade dos casos de 2018. Como forma de ampliar o combate ao aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, em setembro do ano passado a Prefeitura adquiriu 10 motofogs, motos adaptadas para a pulverização de inseticidas. Atuando em diversas regiões da cidade, sobretudo aquelas distantes dos centros urbanos, o Departamento de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, iniciou 2020 ampliando as rotas de ação e até o final deste mês alcançará todos os bairros da cidade com os equipamentos. Só nesta semana as equipes passaram pelos bairros Boaçu, Rocha, Jardim Catarina, Colubandê, Capote, Centro, Gradim, Trindade, Porto do Rosa, Guaxindiba e Largo da Ideia.

“Ano passado o Estado do Rio registrou novos casos de sorotipo 2 do vírus. Esse tipo é considerado um dos mais agressivos e não tínhamos casos notificados dele há mais de 10 anos. Ou seja, todas as crianças de até 10 anos, hoje, nunca tiveram contato com esse tipo de vírus, então temos que redobrar a atenção e as formas de combate. Hoje realizamos uma reunião interna do Departamento e até o final de janeiro a nossa meta é alcançar todos os bairros do município, lembrando sempre que o sucesso do nosso trabalho só é possível com o comprometimento de cada cidadão em cuidar e monitorar os possíveis focos de dengue na sua casa!”, disse Adaly Fortunato, sanitarista e coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental.

As motos possuem um sistema que utiliza o próprio motor para gerar toda energia necessária, são 86% mais econômicas que os carros fumacê e 72% menos poluentes, com manutenção simples, barata e sistema GPS de rastreamento. O objetivo é que as motos circulem nas áreas de maior incidência de infestação dos mosquitos, sobretudo áreas próximas a rios e fora do eixo central da cidade.

A estudante de serviço social, Priscilla Moreira, moradora do bairro Boaçu, acredita que o investimento na ampliação das diferentes formas de combate à dengue é fundamental para a qualidade de vida da população.

“Acredito muito na importância desse trabalho, inclusive fico muito orgulhosa por saber que minha cidade está empenhada no combate à dengue. Infelizmente, os moradores dessa cidade creem que estão abandonados e tem um tratamento diferenciado de quem mora no Rio, por exemplo. E saber que a prefeitura vem utilizando de motos para facilitar o acesso às áreas de São Gonçalo, é poder aumentar a nossa esperança no compromisso com os cidadãos!”, destaca a estudante que já teve dengue e desde então redobrou os cuidados no quintal de casa.

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (Lira), realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, São Gonçalo aponta um resultado de baixo risco no nível de infestação com larvas do mosquito na cidade. Dos 92 bairros do município, 65 apresentam um índice satisfatório, de acordo com os indicadores do Ministério da Saúde. O próximo Levantamento será divulgado em fevereiro deste ano.

O Departamento de Vigilância Ambiental conta ainda com cinco carros fumacê e mais de 600 agentes que realizam todo o trabalho de fiscalização dos espaços, colocação de telas em caixas d`água e eliminação de possíveis focos. Além das equipes de Educação em Saúde que realizam um trabalho educativo e preventivo junto a escolas, associações de moradores, dentre outros espaços na cidade.

Para solicitar a visita das equipes ou ainda relatar casos de possíveis focos, basta ligar para o número 2604-6446, do Departamento de Vigilância Ambiental.

Fonte: TV Prefeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *